O mercado imobiliário é influenciado por inúmeros fatores, e todos eles estão interligados. É por essa razão que é tão importante compreender melhor os aspectos que podem influenciar no sucesso do seu investimento para otimizar a sua rentabilidade.
Se você tem um sonho de comprar seu imóvel em 2024, entender as taxas de financiamento é muito importante para uma decisão certeira.
As taxas de financiamento desempenham um papel significativo no custo total de um empréstimo imobiliário. Elas afetam diretamente o valor dos pagamentos mensais e o montante total que você pagará ao longo do empréstimo.
Uma das formas para você encontrar as melhores taxas é fazer simulações. Assim é possível ter uma previsão das taxas de juros, seguros, amortização e dos valores das parcelas mensalmente. Uma taxa de juros mais alta será o suficiente para aumentar o valor da prestação e consequentemente o montante final que você terá de pagar.
Outro ponto é não se limitar a uma única instituição financeira, pois cada credor pode oferecer condições e taxas diferentes. O nível de relacionamento do cliente com o banco interferirá na cota e taxa de juros da contratação do crédito imobiliário.
Verifique se seus pagamentos estão em dia e evite dívidas excessivas, pois isso pode impactar sua capacidade de obter taxas competitivas.
Mantenha um bom histórico de crédito: Um histórico de crédito sólido pode ajudá-lo a garantir taxas de financiamento mais favoráveis.
Cenário de alta nos juros
Quando a taxa de juros está alta, diminui a procura por imóveis por grande parte da população. Isso significa que quem tem dinheiro para comprar negociar à vista pode encontrar ótimos preços para iniciar investimentos.
Cenário de queda nos juros
Já o cenário de queda nos juros é ideal para vender um imóvel com alta rentabilidade. Com o aumento da procura por moradias, se torna mais fácil encontrar compradores, e o aumento da demanda provoca a alta dos valores de casas e apartamentos.
A opção por outros investimentos também exerce influência sobre o mercado imobiliário. Quando os investidores conseguem obter uma boa rentabilidade em renda fixa (como Tesouro Direto ou CDB), esse dinheiro deixa de ser investido em imóveis, certo?
A rentabilidade desses investimentos está ligada diretamente às taxas de juros praticadas. Em momento de baixa nos juros, essas modalidades se tornam pouco rentáveis e estimulam a busca pelos imóveis – o que movimenta ainda mais o mercado imobiliário.
Se você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas. Estamos prontos para te atender. Vem para Kiffer. Vem!